32 brasileiros e familiares deixam a Faixa de Gaza e aguardam retorno para o Brasil

Um grupo de 32 brasileiros e familiares deixou a Faixa de Gaza nesta quinta-feira (21). Segundo fontes ouvidas pela RECORD, o grupo está no Egito e será trazido de volta ao Brasil em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que saiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Veja os números finais da repatriação desta quinta:

• Total: 32
• Brasileiros e binacionais: 16
• Familiares palestinos: 16
• Homens: 7 (3 idosos)
• Mulheres: 11
• Crianças: 14

No total, já foram retirados da Palestina 145 brasileiros e parentes próximos (32 da Cisjordânia em 1º de novembro; 32 de Gaza em 12 de novembro; 47 de Gaza em 9 de dezembro; e 34 de Gaza em 21 de dezembro).

A ação acontece duas semanas após o governo brasileiro retirar a segunda leva de pessoas do território palestino.

No dia 9, um grupo de 47 brasileiros e familiares próximos deixou Gaza. Dos 78 previstos na lista autorizada, cruzaram a fronteira de Rafah em direção ao Egito 11 binacionais brasileiro-palestinos e 36 palestinos; 27 menores; 16 mulheres (2 idosas) e 4 homens adultos.

Em novembro, após mais de um mês de espera, 32 pessoas deixaram a Faixa de Gaza com destino ao Brasil. No grupo estavam 22 brasileiros e 10 palestinos.

O grupo estava dividido em duas cidades ao sul de Gaza: Rafah e Khan Younis. Rafah fica na fronteira do Egito com Gaza e é por onde passaram os caminhões com ajuda humanitária. Nela, pelo menos 18 pessoas aguardavam repatriação: 9 crianças, 5 mulheres e 4 homens.

Em Khan Younis, havia 16 pessoas à espera da repatriação para o Brasil: 9 crianças, 5 mulheres e 2 homens. Na ocasião, o Itamaraty alugou uma casa na cidade para hospedá-las até que a passagem de Rafah fosse aberta.

Facebook
Twitter
WhatsApp