O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o senador Omar Aziz (PSD-AM), bateu boca com o colega Marcos Rogério (DEM-RO) sobre os trabalhos na Casa. O governista questionou a votação de alguns requerimentos e disse que o Brasil perdia com a aprovação, mas foi respondido brevemente.
“O Brasil está perdendo o quê? 480 mil vidas, rapaz, 480 mil vidas, senador, 480 mil vidas. É isso que o Brasil perdeu”, disse Aziz, apontando à placa do número de mortes pelo coronavírus no país segurada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI.
Marcos Rogério pediu que os colegas hajam como investigadores em busca da verdade, e não como ‘Justiceiros’.
Na reunião desta quinta, os senadores votam requerimentos e não há oitiva. Isso porque o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), não compareceu, embasado numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber concedeu habeas corpus preventivo ao governante.
Caso a CPI consiga reverter a decisão, uma nova data de depoimento será definida.Wilson Lima foi convocado acerca da crise sanitária vivida pelo estado no início deste ano. A falta de oxigênio para pacientes internados agravou a situação da pandemia de COVID-19.
Outro ponto diz respeito a possíveis desvios de verbas na compra de respiradores que seriam para hospitais do Amazonas. A Polícia Federal investiga a questão e já realizou operações no estado.
VEJA VÍDEO: