Após mãe e filho, Bombeiros encontram corpos de pai e filha abraçados em casa de família atingida por barreira

Os corpos de pai e filha que estavam desaparecidos após um deslizamento de barreira em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foram localizados neste sábado (15). Segundo a equipe de buscas do Corpo de Bombeiros no local, os dois morreram abraçados no sofá da casa. Além deles, já haviam sido localizados o outro filho do casal, um adolescente de 16 anos, e a mãe, de 36 anos.

O Corpo de Bombeiros trabalhava desde o começo da noite da quinta-feira (13) para localizar os quatro. Foram mais de 36 horas de atuação até localizar as vítimas, todas da mesma família.

O solo encharcado e o risco de deslizamento dificultaram o trabalho para encontrar os corpos do carregador Osvaldo Pessoas de Siqueira, 39, e da filha caçula do casal, Isabele Pessoa de Siqueira, de 12 anos.

As buscas foram acompanhadas de perto pela família. Alguns parentes tiveram de ser amparados quando as mortes do pai e da filha foram confirmadas. A autônoma Mirian da Silva, irmã da mãe dos dois adolescentes, Sílvia Regina da Silva, agradeceu a todos que participaram das buscas.

“Nós já imaginávamos que estavam sem vida, mas nós queríamos os corpos fora desses escombros. […] É uma perda irreparável de quatro membros de uma família só”, disse Miriam.

Os bombeiros utilizaram retroescavadeira e demoliram o que restou do imóvel onde a família vivia para ampliar as buscas. Por volta das 9h30 deste sábado, os dois foram localizados sem vida no sofá, segundo informou o Corpo de Bombeiros no local.

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, foi até a localidade para prestar solidariedade à família. “O governo municipal e estadual têm que ter uma atenção especial a essa área. Nós vemos que tem casas lá no alto da barreira. E o inverno está só começando”, afirmou o religioso.

O superintendente de Defesa Civil de Jaboatão, Artur Paiva, explicou que cerca de 5 toneladas de barro desceram atingindo a casa. Segundo ele, a prefeitura vai realizar um projeto para a área, embora medidas emergenciais devam ser feitas.
“Providenciamos um projeto emergencial para poder intervir. […] Aquelas casas que estão ali em cima, nós estamos monitorando”, declarou Paiva, sem dar datas, no entanto.

“Nós já imaginávamos que estavam sem vida, mas nós queríamos os corpos fora desses escombros. […] É uma perda irreparável de quatro membros de uma família só”, disse Miriam.

Doze famílias foram retiradas da área da barreira e a prefeitura afirmou que está entregando cestas básicas, colchões e cobertores. Essas famílias devem receber auxílio moradia do poder municipal.

O enterro dos quatro mortos deve ocorrer no Cemitério do Pacheco, em Jaboatão dos Guararapes, no domingo (16).
A Polícia Civil informou que um inquérito foi aberto pela Delegacia de Cavaleiro, que fica responsável pelas investigações do caso.
Deslizamento e buscas

Pai, mãe e os dois filhos de 12 e 16 anos estavam na residência, em Cavaleiro, quando o ocorreu o desabamento, por volta das 17h, na 6ª Travessa Travessa Murilo Braga. Chovia muito no momento do deslizamento e o local estava cheio de lama.

Três horas e meia depois, às 20h30, os bombeiros encontraram o corpo de Otávio Siqueira, de 16 anos, em um ponto da casa que não foi possível identificar por conta da destruição.

A mãe dele, a dona de casa Sílvia Regina da Silva, de 36 anos, foi localizada às 10h30 da sexta (14) sob os escombros no local onde ficava a cozinha. O cachorro da família foi encontrado morto na tarde da sexta (14).

Uma das dificuldades enfrentadas pelos bombeiros foi isolar o local do acidente. As equipes de resgate contaram com o apoio da Polícia Militar para manter as pessoas afastadas da área.

Dois cães da raça labrador foram levados pelos bombeiros para ajudar nas buscas pelos desaparecidos. Os animais ajudaram a localizar o corpo do adolescente.

Moradores da região também se mobilizaram e formaram uma fila indiana para retirar a lama e destroços na área do deslizamento. À noite, vizinhos, amigos e voluntários de igrejas levaram café e janta para as equipes que buscam pai e filha no local.
Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura de Jaboatão disse que “lamenta a fatalidade ocorrida na noite de quinta-feira, no bairro de Cavaleiro, e se solidariza com a família nesse momento de perda”.

A administração municipal afirmou, ainda, que “providenciou todo apoio aos familiares, que também serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”.

Equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas.
Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. “Estas famílias também serão acompanhadas pela assistência social”, acrescentou a nota.

Facebook
Twitter
WhatsApp