Após um ano e cinco meses de pandemia, números de casos e mortes têm forte tendência de queda

O Portal Correio acompanha diariamente os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) sobre o coronavírus na Paraíba. O primeiro caso suspeito do novo vírus no estado, causador da Covid-19, foi notificado no dia 26 de fevereiro de 2020. O primeiro caso confirmado do patógeno ocorreu no dia 18 de março de 2020, referente a um homem de 60 anos, residente no município de João Pessoa.

Nesta quarta-feira (18), a pandemia completa 1 ano e 5 meses na Paraíba. Com a ampliação dos públicos vacinados e mais de 70% da população parcialmente imunizada, os números de casos e mortes apresentam uma tendência mais forte de queda. Além da vacinação, gestores públicos continuam implementando medidas de combate por meio de decretos com restrições e obrigações que devem ser mantidas pela população.

Até essa terça (17), foi registrada no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 2.922.762 doses, uma alta de 38% com relação ao mês de julho deste ano. Até o momento, 2.081.232 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 841.530 completaram os esquemas vacinais, em que 779.569 tomaram as duas doses e 61.944 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu 2.672.955 doses de vacina aos municípios.

Veja abaixo gráficos dinâmicos que mostram todos os detalhes da evolução do vírus na Paraíba, com atualizações feitas a partir de divulgações diárias da SES. Arraste a seta sobre os gráficos para ver os dados.

A escala logarítmica apontou ‘platô’ na curva, ou seja, uma tendência de aumento menor no número de casos. Porém, no começo de 2021, os números voltaram a subir, e agora revelam forte queda. A linha alta e crescente da vacinação é o destaque.

O maior número de casos diários foi identificado pela SES em 19 de junho de 2020, quando a Paraíba contabilizou 3.285 confirmações. O gráfico apontava uma tendência de queda nesses registros diários, voltou a trazer números mais altos, mas agora esses dados estão novamente em forte queda.

Os picos do número de mortes diárias causadas por coronavírus na Paraíba eram em 25 de maio de 2020 e 5 de junho de 2020, quando a SES registrou 41 óbitos em cada um desses dois dias. Em 31 de março de 2021, esse recorde foi superado e a Paraíba registrou, em um dia, 73 mortes por Covid.

O gráfico abaixo apontou uma tendência de queda na quantidade de pessoas mortas pelo vírus diariamente, depois mostrou nova alta, mas voltou a trazer números muito mais baixos.

 

Fonte: Portal Correio

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp