Bombeiro detona coach nas redes sociais após resgate em Marins: “um ‘coach’ irresponsável fanfarrão” coloca “60 pessoas em risco altíssimo”

O bombeiro militar Pedro Aihada viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (6), após publicar sua indignação com o coach Pedro Marçal, idealizador da subida no pico do Marins, que resultou em mobilização para resgatar 32 pessoas.

Em uma série de publicações nos Stories do Instagram, o bombeiro afirma que o idealizador é um “irresponsável fanfarrão” por colocar a vida das pessoas em risco sem necessidade, sem conhecimento técnico, sem suporte adequado e sem estrutura. A revolta repercutiu e virou assunto nas redes sociais.

“Um coach irresponsável fanfarrão coloca 60 pessoas para subir o Pico do Marins debaixo de chuva. Sem conhecimento técnico, sem suporte adequado, sem estrutura. Porque, segundo ele, é ‘tudo emocional'”, comenta.

“Resultado: Operação de Corpo de Bombeiros da PMESP de DEZ HORAS DE DURAÇÃO para consertar o feito deste irresponsável. Os bombeiros tiveram que sair 3h30 da madrugada para enfrentar ventos de +100km/h”. Na publicação, ele anexou textos de publicações de notícias do ocorrido.

“Não satisfeito em colocar todas essas pessoas em risco altíssimo (CBMMG já buscou muita gente sem vida no Marins em outras ocorrências inclusive), o cara ainda paga de gatão nas redes sociais e sequer cita o fato de terem sido resgatados pelos irmãos do @corpodebombeirosdapmesp e ainda aproveita pra vender a imersão/curso dele como se tivesse tudo certo.”

“Infelizmente esse tipo de situação tem sido comum: gente que vende ‘solução’ de superação e coloca sua vida em risco. Respeite a montanha. Respeite seus limites, respeite a vida (a própria e a dos outros)”, conclui.

O grupo

De acordo com o Alta Montanha, o idealizador da presepada foi o coach e digital influencer Pablo Marçal, que mistura “motivação pessoal” com pitadas de messianismo nas redes sociais. Em seu site, ele afirma ser escritor e criador de métodos para “destravar” as pessoas em rumo sucesso e prosperidade. Ele também é autoproclamado “um dos maiores nomes do marketing e branding digital do Brasil”.

A proposta de subir o Pico dos Marins, segundo as publicações do coach em suas redes sociais, era parte de um treinamento intitulado “Pior ano da sua Vida”, que envolve “enfrentar provações” e promete, segundo seu idealizador, “destravar a minha próxima década”.

A subida foi divulgada nas redes sociais por meio de publicações, postagens, vídeos e stories. Já nos vídeos é possível confirmar que o grupo subiu debaixo de fortes chuvas.

Em um dos vídeos publicados por Marçal, um dos integrantes decidiu desistir, afirmando que sua mochila, inadequada para aquela atividade, estava muito pesada. Ele foi ridicularizado pelo coach em uma publicação nas redes sociais:

“O que está mais pesado? A mochila ou sua mente?”, ironiza.

Marçal teria contratado guias auxiliares para a jornada, que desistiram durante o trajeto por considerar as condições metereológicas inadequadas para a prática.

Quando Marçal encontrou o grupo que começou a descer, ele convenceu e coagiu os desistentes a prosseguirem rumo ao cume da montanha.

O grupo então se reuniu no Morro do Careca, ponto localizado a 30 minutos do início da trilha e realizou preces para pedir aos Deusus pela melhora nas condições do tempo.

Nas imagens, observa-se pessoas usando roupas inadequadas, e muitos sacos plásticos sobre as roupas e mochilas. Após a reunião com as orações, o grupo seguiu rumo ao topo aonde montaram o acampamento e terminaram por serem resgatados horas mais tarde.

Pico do Marins

O Pico dos Marins é famoso por tragédias, como o desaparecimento do escoteiro Marco Aurélio em 1985, que até hoje é um caso não solucionado. Em 2018, o experiente corredor de montanha francês Eric Welterlin se perdeu na montanha sob condições semelhantes à de ontem e morreu de hipotermia  após descer a montanha por um caminho errado após se desorientar por conta da neblina na descida.

Facebook
Twitter
WhatsApp