Ciro Gomes diz que segunto turno será entre ele e Lula: “Bolsonaro nem estará na eleição”

O ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), afirmou hoje que o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nem estará no segundo turno das eleições de 2022. Segundo Ciro, a disputa presidencial será entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Há muito tempo acho que o Bolsonaro não estará no segundo turno. Não sei sequer se estará na eleição. Sairá da cabeça da nação brasileira essa espada que obriga a esquecer todas as contradições do Lula e do PT só para se livrar do mal maior, mais emergente, mais doído, que é a tragédia do genocida e corrupto Bolsonaro”, afirmou Ciro ao UOL Entrevista, conduzido pelo apresentador Diego Sarza e pelos colunistas Tales Faria e Josias de Souza.

É meu cálculo, minha avaliação, e acredito francamente que o segundo turno é muito provável que seja eu contra o Lula, o que permitirá o país discutir as coisas em outro plano.

Segundo ele, são jornalistas e políticos que falam sobre centro, direita e esquerda. “O povo brasileiro tem uma inclinação progressista em matéria de economia, e uma tendência mais conservadora em matéria de costumes. Não dá para entender o povo brasileiro com esses critérios [sobre partidos] tão rasos.”

Ciro ainda deu um panorama da atual conjuntura política: “Você tem o Bolsonaro derretendo e o STF (Supremo Tribunal Federal) que devolveu as franquias eleitorais ao Lula. Os partidos foram forçados a antecipar suas decisões e nada está posto. Tudo que parece hoje é muito mais luz do que fogo”.

Ele disse ainda que quer unir o Brasil ao redor de um projeto nacional de desenvolvimento e que tenta uma ampla aliança de centro-esquerda. “O que estou procurando fazer: quero aliança com o DEM, PSD, PSB, Rede, PDT e PV. Se eu vou conseguir ou não é outra conversa”, disse. “MDB não quero nem para ir para o céu”.

Fonte: UOL

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp