Com as medidas de flexibilização anunciadas pela prefeitura do Rio nesta sexta (9) e o término do período da pausa emergencial para tentar conter o avanço da pandemia, pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor, voltam a receber visitantes.
A visitação ao Corcovado volta a ser retomada, das 12h às 19h. Também vai ser retomado o funcionamento do Trenzinho do Corcovado e das vans que fazem o transporte Paineiras-Corcovado.
Até segunda-feira (12), por causa do decreto estadual, deverá ser respeitado o limite de 40% da capacidade total de visitação no Alto Corcovado.
Já do dia 13 a 19 de abril, o limite a ser respeitado aumenta para 50%, conforme estabelece o decreto .
Para controlar o contágio do coronavírus e reduzir o número de mortes na cidade, a prefeitura adotou medidas restritivas que começaram a valer no dia 26 de março e terminaram nesta quinta-feira (8).
Bondinho do Pão de Açúcar
O Bondinho do Pão de Açúcar também retoma suas atividades nesta sexta, das 12h às 19h, com entrada de visitantes até às 18h. As viagens estão com capacidade reduzida e o uso de máscara é obrigatório. Há marcações para garantir o distanciamento nas filas e nos parques.
Os visitantes que compraram ingressos para o período que o parque esteve fechado podem efetuar o reagendamento, a partir desta sexta, através do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), sem custos adicionais e com prazo até 31 de dezembro de 2022.
Parque Nacional da Tijuca
Além do Corcovado. também reabrem nesta sexta-feira, o Parque Nacional da Tijuca, sendo que com uma série de regras para a visitação até 19 de abril. O horário de funcionamento vai das 8h às 17h, com limite de 1.500 pessoas por dia. E o acesso só pode ser feito exclusivamente pelo portão da Praça Afonso Viseu.
O Centro de Visitantes Paineiras reabre, mas o Centro de Visitantes do setor Floresta permanece fechado.
As áreas de convivência ao ar livre, incluindo os espaços de alimentação como: áreas de piquenique e de churrasco permanecem fechadas.
Trilhas da Floresta e da Serra Carioca
As trilhas da Floresta e da Serra da Carioca como, a dos Estudantes, a Transcarioca, a do Circuito dos Picos e Caminho Dom Pedro Augusto estão abertas para práticas individuais de atividades físicas. Excursões e grupos estão expressamente proibidos.
O mesmo vale para vias como a Estrada das Paineiras e Estrada do Redentor, no setor Serra da Carioca; a Estrada da Cascatinha, a Estrada do Bom Retiro e a Estrada Major Archer, todas no setor Floresta.
Parque Lage
A visitação no Parque Lage vai ser das 12h às 17h, com limite de 50% da capacidade total (por hora), incluindo a área dos jardins e o palacete. A entrada será mediante agendamento prévio no site da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e do aplicativo da EAV.
A trilha Parque Lage-Corcovado, que tem seu início a partir do Parque Lage, continua fechada. O mesmo acontece com as trilhas da Pedra Bonita e da Pedra da Gávea. Seguem proibidas caminhadas, corridas ou qualquer outra atividade.
Mirantes
Seguem proibidos os acessos e permanência em todos os mirantes, como Dona Marta, Vista Chinesa, da Cascatinha, Mesa do Imperador, Excelsior, Bela Vista e Paineiras. Assim como os banhos de cachoeira em todo o Parque Nacional da Tijuca.
Voo livre
Da rampa da Pedra Bonita estão permitidos apenas o voos livres individuais. Os voos duplos ou de instrução continuam proibidos.
Zoológico
O Bioparque do Rio, na Quinta da Boa Vista, também está com as visitas liberadas, com horário especial, das 12h às 17h, com a última entrada no circuito às 16h. Os ingressos podem ser comprados pelo site do Bioparque do Rio.
Museus
Embora esteja permitida a reabertura de museus na cidade, a partir das 12h desta sexta, alguns locais decidiram permanecer com as portas fechadas. É o caso do Museu do Amanhã, que só reabre na segunda-feira (12) e o Museu de Arte Moderna (MAM), que ainda não tem previsão de reabertura.