Datena confronta Bolsonaro ao abordar manifestações, e presidente encontra colo em Sikêra Jr

O Brasil Urgente, da Band, e o Alerta Nacional, da RedeTV!, adotaram posturas completamente diferentes ao abordarem as manifestações que ocorreram nesta terça-feira (7). No Dia da Independência, atos contra e a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tomaram conta das ruas de várias cidades pelo país.

O que se viu na televisão, no entanto, foram visões bem diferentes das manifestações, a depender do alinhamento político de cada emissora. José Luiz Datena, por exemplo, usou o espaço do jornalístico para tecer críticas ferrenhas ao chefe do Executivo, que chegou a inflar os apoiadores contra o Supremo Tribunal Federal e atacou o ministro Alexandre de Moraes.

“O presidente poderia ter ajudado fazendo um discurso conciliador. Ele fica pregando que o Supremo seja enquadrado. Os poderes têm que ser equilibrados. Ele é o líder da nação, mas democracia significa equilíbrio entre os poderes. Essa história de enquadrar o Supremo é golpe em outras palavras“, disparou o apresentador, logo no começo do Brasil Urgente. Datena, vale ressaltar, tem deixado claro que vai tentar concorrer contra Bolsonaro nas eleições de 2022.

Já Sikêra Jr – que é bolsonarista de carteirinha – seguiu a cartilha da emissora paulista e rasgou elogios aos atos que ocorreram em apoio a Bolsonaro. E não foi só ele que tomou essa atitude no Alerta Nacional. Até mesmo os repórteres do programa defenderam o presidente e seus apoiadores.

jair bolsonaro e sikera - Datena confronta Bolsonaro ao abordar manifestações, e presidente encontra colo em Sikêra Jr 

Enquanto noticiava o ato, uma jornalista, direto de Brasília, disse que o “dia foi de alegria” e que a “oposição fez um pouco de barulho“: “Uma manifestação pacífica, coisa bonita de se ver. […] A democracia foi feita para isso, cada um respeitando o limite do outro“. Outros integrantes comemoraram o fato de famílias terem ido aos protestos.

Apesar de garantir que é um apoiador da democracia, o apresentador fez críticas pesadas às manifestações contra o Governo Federal, debochou das pautas dos atos e afirmou que o dia foi para os bolsonaristas darem “um recado ao mundo inteiro“. “São pessoas do bem, que querem o melhor para a família. Quando canta o Hino Nacional o povo de bem se arrepia“.

Necessidade
A GloboNews dedicou o dia inteiro de ontem para cobrir as manifestações que ocorreram em todo o país, mas um detalhe chamou a atenção do público. O canal chegou a utilizar imagens da Folha Política no YouTube, um dos canais bolsonaristas acusados de transmitir fake news e que já foi punido pelo TSE.

O momento utilizado pela GloboNews foi justamente quando Bolsonaro discursava na Avenida Paulista. O Grupo Globo optou por não colocar repórteres nas ruas nos atos para evitar ataques e até agressões aos seus profissionais.

 

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp