Fantástico da Globo destaca programa de atenção à saúde mental dos policiais militares na Paraíba

O projeto Espaço Viver Bem virou destaque nacional como trabalho de assistência à saúde mental dos policiais militares da Paraíba. Promovido pelo Governo do Estado, a iniciativa foi destaque nesse domingo (25), no programa Fantástico, da Rede Globo. Na reportagem, que teve como base uma pesquisa que aponta caminhos para promover uma polícia mais estratégica e menos violenta, a PM paraibana foi mostrada como referência por ter um projeto que oferece ajuda terapêutica aos integrantes da corporação.

Os policiais do estado são atendidos nas áreas de assistência social, psicologia, psiquiatria, psicopedagogia, nutrição, fonoaudiologia, entre outros. O programa foi ampliado este ano para oferecer cobertura em todo o estado, tendo atualmente unidades localizadas em João Pessoa, Campina Grande e Patos. O policial militar é atendido gratuitamente e de forma acolhedora por uma equipe multidisciplinar.

De acordo com a vice-diretora do Espaço Viver Bem, capitã Ticiana Soares, a vida da categoria é muito atribulada e chega a ser difícil para um policial admitir que está passando por um momento vulnerável, a exemplo de ansiedade, estresse ou mesmo depressão. “Vale lembrar que eles são profissionais que lidam no dia a dia com os gatilhos desses problemas. Ter um espaço de acolhimento e assistência como esse estimula o policial a admitir que precisa de uma ajuda, um apoio psicológico, o que antes era mais difícil por ele ter essa imagem de ser a fortaleza para a sociedade”, disse.

O encaminhamento ao local é feito de três formas: Pelos comandantes dos policiais, sempre que detectam algum comportamento diferente, ou quando o PM se envolve em ocorrências complexas; pela justiça; ou por iniciativa própria dos policiais. O serviço não é oferecido apenas aos policiais militares, mas também aos filhos desses profissionais.

clickpb
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp