Governador João Azevêdo afirma que Parque Tecnológico vai gerar emprego e renda para João Pessoa

O Governo da Paraíba lançou na manhã desta sexta-feira (15) o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, que será instalado no antigo Colégio Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.

O governador do Estado, João Azevêdo, afirmou que em poucos meses pelo menos uma parte do parque já deve iniciar o funcionamento. Isso porque, segundo ele, não será preciso esperar a reforma completa ficar pronta. ”Assim que a primeira ficar pronta já podemos iniciar o funcionamento e a medida que outras partes forem ficando prontas vamos acrescentando”, disse.

O governador também garantiu que o parque deve impulsionar a economia local. ”Quando se gera emprego, gera renda”, afirmou. João Azevêdo disse ainda que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, também presente na cerimônia, pretende revitalizar a praça Dom Ulrico, localizada em frente ao prédio do Parque Tecnológico.

O local, que funcionará como um espaço de coworking para abrigar incubadores, aceleradoras e empresas de tecnologia, visa atrair investimentos nacionais e internacionais e impulsionar a inovação no Estado.

As áreas prioritárias são: tecnologias sociais para saúde; economia criativa; planejamento urbano e cidades inteligentes; tecnologias educacionais; soluções governamentais; turismo e tecnologias sustentáveis.

A gestão do Parque Tecnológico será constituída por meio de Sociedade de Economia Mista, considerando o conceito de tríplice hélice. Deverá ser formado um Comitê Gestor, composto     por representantes do Governo, Setor Produtivo e Instituições de Pesquisa em Ciência e Tecnologia.

A reforma do antigo Colégio das Neves para a implantação do Parque parte do conceito Retrofit, que se estabelece a partir da perspectiva de preservação do patrimônio histórico, sendo aplicadas soluções de arquitetura e design que tragam modernidade e inovação.

Para garantir a sustentabilidade, haverá um sistema de aproveitamento de água da chuva, reutilização de resíduos da construção civil, além da implantação de sistema de energia solar, telhado verde, horta e coleta seletiva.

Além dos ambientes de trabalho, o prédio também abrigará uma praça de alimentação, um espaço café, uma área de descompressão e um auditório.

Confira algumas imagens de como deve ficar o espaço:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp