Governo da Paraíba analisa antecipar feriados para frear Covid-19 e comerciários preferem modelo atual de restrições

O Governo da Paraíba planeja antecipar até três feriados para tentar diminuir o agravamento da pandemia do novo coronavírus. O governador João Azevêdo falou à rádio CBN João Pessoa, nesta quarta-feira (24), que, se ocorrer essa decisão de antecipação, deve enviar um projeto à Assembleia Legislativa, a qual deve votar a aprovação ou arquivamento da medida. Para os empresários do comércio, o ideal é que se mantenha da forma como já está, com limite de horário, toque de recolher e outras adequações de controle da pandemia.

O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital, Josuel Gomes, informou ao ClickPB que, se houver antecipação dos feriados, que não haja ponto facultativo nas datar oficiais desses feriados ao longo do ano, para que não seja aberto somente o comércio nas respectivas datas, prejudicando o fluxo do setor.

A ação para promover um período de maior restrição para frear o coronavírus deve contar com mais fiscalização para que se evitem aglomerações em locais turísticos, como o Litoral Norte e Litoral Sul.

A Paraíba registrou, neste dia 24 de março, mais 41 mortes e 1.154 novos casos de Covid-19. Há também o registro de 221 recuperados nas últimas 24 horas. São 249.606 infectados, 5.354 óbitos por Covid-19 e 177.813 recuperados, no total.

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) constatou que a Grande João Pessoa expandiu internações de pacientes com Covid-19 para outros hospitais, mas a ocupação dos leitos de UTI continua em 90%. O Censo do CRM-PB mostra também que hospitais de Campina Grande estão com 85% de ocupação em UTIs e Sertão segue com 95%.

As medidas de restrição impostas pelo decreto que vai vencer na sexta-feira (26) são para diminuir esse agravamento e, por isso, a expectativa de antecipar feriados para gerar mais isolamento social. Um novo decreto deve ser publicado pelo Governo da Paraíba no sábado (27) com novas orientações contra a pandemia.

clickpb

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp