Internado há mais de um mês após contrair Covid-19, o técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, 60, deixou o CTI (Centro de Terapia Intensiva) do Hospital Samaritano Botafogo nesta quarta-feira (19) e foi transferido para uma unidade semi-intensiva.
Internado desde 16 de abril, três dias após ter recebido o diagnóstico de infecção pelo coronavírus, Renan foi intubado por via oral em 19 de abril e extubado no dia 24. Um dia depois, porém, teve piora no quadro e precisou voltar para a ventilação mecânica.
No último boletim médico, dia 7 de maio, a CBV informou que ele havia passado por uma traqueostomia e se recuperava bem, sem febre, lúcido e com períodos cada vez maiores fora da ventilação mecânica.
Além da Covid-19, Renan teve pneumonia bacteriana e foi submetido a uma cirurgia vascular por causa de uma trombose desde que foi internado.
Renan se infectou no início da preparação da seleção brasileira para a Liga das Nações, que começará na semana que vem, na Itália.
O comandante durante a competição será o auxiliar Carlos Schwanke. Ele também estará à frente do Brasil nos amistosos contra a Venezuela antes do embarque para a Liga das Nações, nos dias 21, 22 e 23 de maio, este último no mesmo dia da viagem para a Itália.
A primeira competição de seleções desde o início da pandemia será disputada em Rimini, com os torneios masculino e feminino no mesmo local até o fim de junho.
As partidas diante dos venezuelanos, classificados para a Olimpíada de Tóquio, serão realizadas na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, com portões fechados.
Ainda não há informações sobre a possibilidade da volta de Renan para o comando da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, com início marcado para 23 de julho.
PROGRAMAÇÃO DOS AMISTOSOS
21.mai – Brasil x Venezuela, às 19h (SporTV 2)
22.mai – Brasil x Venezuela, às 17h (SporTV 2)
23.mai – Brasil x Venezuela, às 10h05 (SporTV 2 e Globo)