João Azevêdo encerra mandato no Consórcio Nordeste e Fátima Bezerra assume o cargo

João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba, encerrou hoje (31) seu mandato como presidente do Consórcio Nordeste. Como acompanhou o ClickPB, quem assumiu o cargo foi a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), em cerimônia realizada no Centro de Convenções de Natal.

João Azevêdo, durante a solenidade, falou da força que é o Consórcio Nordeste. “Quando nós nos unimos, nós formamos um grande Estado de 60 milhões de habitantes. E é essa força do Consórcio que tem feito a diferença. Muitas conquistas, muitas vitórias que nós tivemos nos últimos anos, foi exatamente em função dessa força que é Consórcio”, falou.

Fátima Bezerra foi eleita presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) por aclamação, durante assembleia realizada no ano passado, no Recife.

João Azevêdo foi eleito em 2022

João Azevêdo foi eleito presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2023, em dezembro de 2022. Na época, ele foi votado unanimemente por gestores da região durante um encontro virtual e assumiu em 2023.

Criado em 2019, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) tem como propósito servir de instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região, atuando como um articulador de pactos de governança. Na prática, a autarquia tem possibilitado a implementação integrada de políticas e a prestação de serviços em áreas como educação, comunicação, saúde, infraestrutura e segurança pública.

Nos últimos anos, o Consórcio ganhou notoriedade, sobretudo, pelas ações de combate à pandemia de Covid-19 como, por exemplo, a compra de vacinas e a promoção de campanhas educativas a partir das recomendações do Comitê Científico do Consórcio e da própria Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fátima Bezerra indica prioridades para mandato

As prioridades da nova presidente da entidade são a implantação das obras do PAC, o combate à fome, os projetos de energias renováveis no Nordeste, que somam investimentos de R$ 150 bilhões nos próximos anos, 50 mil empregos e R$ 1,5 bilhão de ISS para os municípios.

“O Rio Grande do Norte tem 32 bilhões em projetos já contratados na área de energias renováveis, assim como a Paraíba e todos os estados do Nordeste também tem. Elas são fundamentais para o desenvolvimento da região. Evidentemente que a questão do combate à fome tem de continuar sendo a nossa missão. Além do mais, nós, filhos desse Nordeste sofrido, que conhecemos a seca de perto, que sabemos as consequências impiedosas que a seca traz, temos uma obrigação, do ponto de vista moral, ético da região Nordeste de somar aos esforços do presidente Lula e tirar o Brasil do mapa da Fome novamente. Varrer a fome do mapa do Nordeste e do mapa do País novamente”, pontuou a governadora após ser eleita

Facebook
Twitter
WhatsApp