No pior momento da pandemia, número de enterros é mais que o dobro do que foi registrado em fevereiro nos cemitérios de João Pessoa

Os cinco cemitérios de João Pessoa seguem com o aumento constante no número de enterros. Em janeiro foram 80, 88 em fevereiro, e agora, já ultrapassa mais que o dobro, com 202 mortes. O número de sepultamentos chegou a 370, de janeiro, até a tarde desta terça-feira (23), o mais alto dos últimos meses, segundo explicou ao ClickPB, o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa, Eduardo Pedroza. 

De acordo com ele, além das reformas que estão sendo feitas para ampliar a quantidade de jazigos rotativos, também foi providenciado o aumento no número de exumações. “As reformas já foram iniciadas para preparar esse locais para realizar sepultamentos das 8:00 às 17:00. As exumações são feitas nos jazigos rotativos que pertencem ao município, para liberar os espaços para novos enterros. E para ajudar com o aumento dos casos, a Prefeitura fez parceria com cemitérios privados como o o Novo Mangabeira”, destacou.

Pedroza reforçou que o Plano de Contingência segue na segunda fase de efetivação e poderá avançar se permanecer o atual cenário de mortes por conta da pandemia. ‘A cada dois anos o município pode fazer a exumação dos corpos com autorização da família ou a partir do terceiro ano, quando a família não autoriza. A gente acelerou as exumações para que abrissem novas vagas por conta da pandemia”, explicou.

Ele destacou ainda dos seis cemitérios públicos, Cristo Redentor (Cristo), São José (Cruz das Armas), Senhor da Boa Sentença (Varadouro), Nossa Senhora da Penha (Praia da Penha), São Sebatião (Muçumagro) e Santa Catarina (Bairro dos Estados), apenas cinco estão em funcionamento.

Dados da Secretaria de Saúde, no último boletim epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (22) revelam que a Paraíba totaliza 247.312 casos confirmados da doença, com 5.272 mortes. O boletim registra ainda um total de 176.557 pacientes recuperados da doença. Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 331.981 doses, sendo 259.585 pessoas vacinadas com a primeira dose e 72.396 com a segunda dose da vacina. Um total de 579.108 doses já foram distribuídas.

clickpb

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp