‘OCORREM DESDE 1988’: deputado afirma que desfile de tanques e armamentos não é ameaça ao Congresso

O deputado estadual Cabo Gilberto Silva (PSL), aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), minimizou a repercussão feita em torno da informação de que um comboio de veículos militares blindados irá passear pelos arredores do Congresso Nacional nesta terça-feira (10).

O desfile de tanques e armamentos é um evento promovido pela Marinha do Brasil e está programado para o mesmo dia em que está prevista a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso no plenário da Câmara. Segundo o parlamentar, o desfile é tradicional, ocorre anualmente na Capital Federal e não tem nada a ver com as pautas do Congresso Nacional.

“São exercícios que ocorrem desde 1988,  através da Marinha do Brasil, e não têm nada a ver com votações do Congresso, até porque o presidente é chefe supremo das forças armadas. E essa questão de atos anti-democráticos não vem do presidente, que respeita a Constituição”, afirmou Cabo Gilberto.

De acordo com nota divulgada pela Marinha, a iniciativa faz parte da Operação Formosa, um treinamento militar realizado desde 1988 e que este ano, pela primeira vez, contará também com a participação do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

“Nesta terça-feira (10/8), pela manhã, comboio com veículos blindados, armamentos e outros meios da Força de Fuzileiros da Esquadra, que partiu do Rio de Janeiro, passará por Brasília, a caminho do Campo de Instrução de Formosa (CIF). Na oportunidade, às 8h30, no Palácio do Planalto, serão entregues ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, os convites para comparecerem à Demonstração Operativa, que ocorrerá no dia 16 de agosto, no CIF”, diz a nota.

“Vivemos em uma democracia em que o presidente está respeitando todos os demais poderes Constitucionais, diferentemente dos demais poderes”, acrescentou Gilberto Silva.

 

Fonte: Polêmica Paraíba

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp