Reynaldo Gianecchini é detonado por declaração sobre comunidade LGBTQIA+: ‘Discurso hipócrita’

Reynaldo Gianecchini virou alvo de ataques nas redes sociais após fazer uma declaração sobre a comunidade LGBTQIA+. Em entrevista ao “Conversa com Bial”, que foi ao ar na última terça-feira, 11, o ator afirmou ser “simpatizante” da causa, mas ponderou que “não se via escrito na testa ‘sou gay'”.

“Sempre fui muito simpatizante, e eu mesmo já falei que a minha sexualidade é fluida, eu circulo muito bem ali, mas nunca me adentrei, no sentido assim, nunca fui frequentador de bares gays, boates. E não por nada, talvez eu não me via ali, escrito na testa, ‘sou gay’, sempre me achei amplo e aí achava estranho estar num lugar que todo mundo tava aparecendo na testa”, declarou, ele, que está em cartaz em São Paulo com a peça “A herança”, sobre a temática gay.

Giane ainda afirmou que não entendia bem sobre o o universo gay. “Precisei passar por esse processo na peça, eu queria abrir a minha mente, ver tudo dessa comunidade. Aprendi muito. Como é importante essa comunidade ter que se afirmar, ter a sua identidade. Eles tiveram que lutar para sobreviver. Não é à toa que tem uma Parada Gay“.

A declaração do ator de 50 anos revoltou internautas, que encheram seu último post no Instagram com críticas e mensagens de repúdio. Uma seguidora chegou a lamentar a fala de Giane e afirmar que já o encontrou algumas vezes em festas dedicadas ao público gay.

“Que entrevista vergonhosa que você deu no Bial falando sobre a comunidade LGBT, a qual você diz não pertencer, mas que sempre te acolheu, hein. Papelão!. Ah, e sobre dizer que nunca frequentou lugares LGBT… Eu pessoalmente te vi na The Week, na festa Gambiarra, no after do Cirque du Solei, na Marina da Gloria. Sempre bem soltinho e feliz em estar nesses lugares. Que discurso hipócrita. Decepção e pavor. Não se sinta mesmo parte de nossa comunidade, não. Não merecemos pessoas com o seu discurso como representantes!”, desabafou a internauta.

“Está na hora de fazer uma boa terapia para entender melhor suas questões de sexualidade. Não é preciso gostar de balada e nem de frequentar a Parada para ser gay. Vamos evoluir para evitar usar a mídia de forma errada e acabar reforçando esteriótipos que não condizem com a realidade”, aconselhou outro internauta. “A única pessoa que implica com a sexualidade dele atualmente é ele mesmo”, escreveu um terceiro.

Em entrevista ao “Flow Podcast” em setembro do ano passado, Giane criticou os padrões impostos pela sociedade, disse que foi corajoso em “sair de uma gaveta” e ainda afirmou que o Brasil é um país de pessoas “reprimidas”.

“Você tem que olhar sua sexualidade com uma lupa. As pessoas tratam isso como um ‘oba, oba’, na  brincadeira, como ‘Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é?’… E não é isso. Existem muitas nuances e pouca gente fluida na sua sexualidade. Acho que a gente é um país de pessoas reprimidas. Quem quiser concordar comigo ou não, mas na minha percepção, eu acho isso. Acho que isso é um grande problema da humanidade você ser reprimido. Tudo que reprime aqui, a conta lá na frente vem, de uma forma distorcida, e não tão fluida…”, disse o ator.

O apresentador do podcast observou que ao fazer uma busca no Google sobre o ator, o que mais aparece são perguntas sobre o orientação sexual do galã.

“Só sai sexualidade…”, interrompeu Giane. “Eu não me importo de falar sobre sexualidade, mas, na verdade, não há mais o que falar. Já falei milhões de vezes… Mas se precisar falar mais vezes, eu bato na mesma tecla, que é isso: um exercício de todo mundo olhar para si. Parar de olhar para o dos outros. Eu não acredito muito nessas gavetas que foram convencionadas. Acredito que cada um tem a sua sexualidade, que pode ser diferente… A minha, eu precisei fazer esse exercício. A vida foi me levando, e acho que eu fui corajoso de sair de uma gaveta… Eu acho interessante quebrar esse castelinho. Porque o seu ser está querendo se expressar fora do que todo mundo espera de você, fora dessas convenções sociais”, completou.

Giane seguiu explicando o seu raciocínio e contou que tem se permitido à novas experiências e descobertas.

“Tem gente que não sabe nem qual é o seu real desejo. (…) Às vezes é tão imposto, que você não sabe exatamente. Eu, quando sai de casa, no interior, queria entender se eu gosto mesmo de arroz e feijão, carne e batata frita, ou se aquilo foi me apresentado e eu comprei como: é isso que temos…. Eu sou muito curioso e acho engraçado quem não é: Digo: Jura que você quer passar por essa vida, que é tão rápida, e não quer testar as coisas? Não quer ver o que tem ali? Eu quero testar paladares, viver experiências. Testas coisas que têm a ver com o seu desejo, dentro da sua curiosidade. Eu tenho feito isso, mas requer muita coragem”, disse.

Após críticas, ator se pronuncia

Após ser criticado por internautas, Gianecchini decidiu se pronunciar para esclarecer suas falas.

“Acho que fui incompreendido. Em primeiro lugar, eu jamais diria que eu não sou parte da comunidade LGBTQIA+. Eu sempre falei que no mínimo eu sou simpatizante, eu sou uma daquelas letrinhas, dentro da minha sexualidade fluida, já falei tantas vezes então achei que isso estava bem explícito. Não fico olhando de longe, eu sou parte daquilo. O que eu estava querendo dizer ali é que a comunidade gay, com todas as suas características e todas as suas identidades, eu demorei um tempo pra me adentrar, e aí foi um relato pessoal meu, de demora, e era por medo, medo de estar escrito na minha testa, medo de ser atacado, e acho que no Brasil bastante gente pode se identificar comigo. E agora estou fazendo uma peça em que estou tendo a oportunidade de ver a beleza de uma comunidade tão unida, mostrando sua total identidade, com sua cultura gay, e eu to feliz demais de fazer parte desse projeto para me adentrar ainda mais. Eu superpertenço, mas a minha história vem lá de trás, aos pouquinhos, eu jamais quis desmerecer ninguém. Nunca quis que ninguém ficasse ofendido, e a minha história pessoal também não quero falar porqe isso nem é mais pauta ficar falando sobre a sexualidade, me dá preguiça”.

Facebook
Twitter
WhatsApp