O sistema de trens urbanos da capital paraibana poderá parar suas atividades de transportes de massa e prejudicar milhares de passageiros dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), por causa de furtos de fixação de trilho. Sem a fixação, os trilhos ficam soltos dos dormentes, podendo causar graves acidentes. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) já acionou a polícia e uma grande investigação está em curso.
De acordo com o Gerente de Operações da CBTU, Othomagno Viegas, os furtos foram descobertos há cerca de 30 dias, e vêm crescendo nas últimas semanas. Ele revela que mais de 1,5 mil fixações já foram furtadas do sistema, na cidade de Santa Rita. “As ocorrências foram registradas entre a Praça do Povo e Estação de Várzea Nova. Só numa vez detectamos a retirada de cerca de 600 fixações, o que deixa o trilho totalmente solto, podendo causar um acidente ferroviário de grandes proporções”, alerta.
A CBTU junto com a Polícia já tem indicação de suspeitos de cometerem o furto e de ferro velhos que estão comprando esses produtos roubados. De acordo com o Código Penal – Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, em seu artigo 260 – Impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro, se configura crime com pena de reclusão, de quatro a 12 anos, e multa.
A CBTU João Pessoa pede o apoio da população para que a ajude a coibir esse crime, disponibilizando o telefone (83) 3241-4240 (Ouvidoria) para a realização de denúncias. “Caso você veja ou tenha conhecimento desses furtos na via férrea não deixe de denunciar. Assim você estará contribuindo para a manutenção e segurança dos trens nas viagens”, completa Viegas.