Nesta sexta-feira, o São Paulo oficializou a contratação do atacante Éder, de 34 anos. O jogador, que assinou contrato válido por duas temporadas, estava sem clube desde o encerramento das atividades do Jiangsu Suning, equipe pela qual atuava ao lado de Miranda.
No vídeo do anúncio, Éder diz apenas uma frase em italiano: “Agora, o São Paulo é a minha casa”.
Éder chega ao São Paulo para assumir a titularidade, podendo fazer diversas funções na frente. Como Hernán Crespo utiliza uma dupla de ataque em seu modelo de jogo, a tendência é que o reforço seja o parceiro de Luciano no setor ofensivo. Pablo passaria a ser opção.
O clube do Morumbi entende que Éder é uma boa oportunidade de mercado, visto que é um jogador com muita experiência internacional. Apesar de ter nascido no Brasil, o atacante naturalizou-se italiano e disputou a Eurocopa de 2016.
Éder foi revelado pelas categorias de base do Criciúma, porém deixou o Brasil ainda em 2005 rumo ao futebol italiano. Seu melhor momento no país europeu foi com a camisa da Sampdoria, tendo marcado 49 gols em 135 jogos disputados. Pelo Jiangsu Suning, foram 60 partidas e 32 gols.
Apesar de ter 160 gols na carreira, Éder não é um centroavante de referência. O jogador de 34 anos pode atuar centralizado, mas tem muita mobilidade e circula por todo o campo ofensivo. Tem características valorizadas por Crespo, que tem escalado o São Paulo com uma dupla de atacantes, sendo que os dois se movimentam bastante.