Terremoto de magnitude 6,0 atinge a Indonésia e causa mortes e danos

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu a costa da Indonésia neste sábado (10), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro está localizado a 82 km de profundidade e a 45 km da cidade de Malang, na ilha de Java. Imagens da região mostram danos a algumas construções.

“Ao menos seis pessoas morreram e outra está gravemente ferida”, disse Raditya Jati, porta-voz da Agência Nacional de Preveção de Desastres, explicando que várias famílias do leste de Java tiveram que ser retiradas de suas casas.
O terremoto foi bastante sentido em Malang, uma cidade na qual vivem cerca de três milhões de pessoas.

“Foi forte e durou muito tempo”, disse à AFP Ida Magfiroh, uma moradora da cidade. Uma pessoa morreu em Lumajang depois de ser atingida por uma pedra que caiu, afirma o site de notícias Detik.com, citando um funcionário de defesa civil.

Os arquipélagos do Sudeste Asiático sofrem grande atividade sísmica e vulcânica devido à sua posição no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de colisão de placas tectônicas.

Em 2018, a região de Palu, na ilha de Sulawesi, foi atingida por um violento terremoto de magnitude 7,5, seguido por um tsunami devastador, deixando mais de 4.300 mortos e desaparecidos e pelo menos 170 mil desabrigados.

Outro terrível terremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Sumatra em 2004, causando um tsunami que matou 220 mil pessoas na região, 170 mil delas na Indonésia.

Policial observa hospital danificado por terremoto neste sábado (10) em Blitar, na Indonésia — Foto: Reuters/Antara Foto/Irfan Anshori

G1

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp