Tóquio 2020 confirma caso de infecção por covid na Vila Olímpica

A menos de uma semana do início de Tóquio 2020, o Comitê Organizador confirmou neste sábado (17) o primeiro caso de covid-19 de um dos hóspedes da Vila Olímpica. O nome e a nacionalidade do atleta ou membro de delegação não foi revelado.

Segundo o comitê local, a pessoa infectada com o novo coronavírus está isolada em um hotel e já não corre risco de transmitir a doença.

“Registramos uma pessoa [infectada] dentro da Vila Olímpica. Esse é o primeiro caso registrado dentro da Vila e foi detectado logo na sua chegada”, disse o porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos, Masa Takaya, em uma entrevista a jornalistas internacionais.

“Estamos fazendo todo o possível para prevenir surtos de contaminação de covid. Se ocorrer um surto, vamos nos certificar de que temos um plano para responder”, complementou a chefe do comitê, Seiko Hashimoto

Protocolos sanitários

Uma vez em Tóquio, os atletas precisam realizar diariamente um teste para a detecção de covid-19. A medida, na previsão do COI, ajuda a prevenir o escalonamento da doença e assim ser possível tomar qualquer atitude.

O Japão decretou na última segunda-feira o quarto estado de emergência desde o início da pandemia. A medida, que inicialmente irá durar até o dia 22, um dia antes da Cerimônia de Abertura, é considerada insuficiente por críticos aos Jogos Olímpicos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp