Volta de flamenguistas ao Maracanã será “livre de Covid”, diz secretário de Saúde

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, acredita que a volta da torcida do Flamengo ao estádio do Maracanã pode ser realizada dentro de “um ambiente livre de Covid”.

Apesar do alto índice de infecção em decorrência da propagação da variante Delta na cidade do Rio, o secretário defende que é possível estabelecer uma estratégia para criar um ambiente seguro para os torcedores presentes nos três jogos do Flamengo autorizados pela prefeitura como eventos-teste.

Assinar um termo que vai autorizar a prefeitura do Rio a rastrear no sistema de saúde exames de Covid, associados ao CPF do torcedor, por 15 dias após a partida

“Só a testagem já seria considerada por muitos como um elemento suficiente para um ambiente livre de Covid. Mas, por precaução, nós adotamos mais regras, como a exigência do comprovante de vacinação”, disse Soranz ao Metrópoles. “O aplicativo (que armazena o comprovante de vacinação) está valendo também para os jogos. Mas também será aceito o comprovante de vacinação impresso”.

De acordo com o secretário, para evitar a falsificação de exame de Covid, o torcedor terá de fazer o teste em laboratórios credenciados pelo Flamengo. E a compra do ingresso seria liberada somente após a confirmação do resultado do exame.

“Com a parceria estabelecida com laboratórios, o resultado do teste de cada torcedor será compartilhado com o Flamengo. E, desta forma, vamos evitar os laudos falsos”, explicou Soranz.

A prefeitura autorizou a realização de três partidas do Flamengo com torcida, com a progressão de 35% a 50% da capacidade do Maracanã.

O primeiro jogo prevê a presença de quase 25 mil torcedores do Flamengo, no próximo dia 15, contra o Grêmio pela Copa do Brasil.

Ficou estabelecida também a distância de um metro entre os assentos disponíveis, assim como o uso de máscaras de proteção. Cabe ao Flamengo a responsabilidade pela fiscalização e por fazer cumprir as regras dentro do estádio.

Resta saber se os torcedores flamenguistas vão seguir a orientação quando a bola estiver rolando.

Previsão de torcedores nos três jogos do Flamengo:

Dia 15: Flamengo x Grêmio (Copa do Brasil) — 24.783 pessoas, ou 35% do Maracanã
Dia 19: Flamengo x Grêmio (Brasileiro) — 28.324 torcedores, ou 40% do estádio
Dia 22: Flamengo x Barcelona de Guayaquil (Libertadores) — 35.045 rubro-negros, ou 50% da arena.

Fonte: Metrópoles

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp