100 DIAS DE AMOR (Por: José Valdemir Alves)

———————————————————————————-

ATENÇÃO! O texto a seguir é carregado de muito sarcasmo.


Dia 10 de abril de 2023, o governo do presidente declarado eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, completou 100 dias. São 100 dias que o Brasil celebra da volta do amor, que foi declarado eleito no último pleito presidencial, em outubro passado. Não há como negar que é bom vermos de volta a civilidade de volta à cena, após tirarmos o símbolo-mor da barbárie que ocupava o Palácio do Planalto até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Sem mais delongas, comecemos falando desse curto, porém muito produtivo período do retorno do amor. A economia, o meio ambiente, a segurança, o agronegócio, os direitos humanos, a cultura e as demais áreas respiram aliviadas com tantos avanços que elas experimentam em tão breve tempo.

Antes mesmo de sentar novamente na cadeira da presidência, Lula já anunciara, ainda no ano passado, que iria recriar e criar 14 ministérios a mais do que o antecessor [1], aquele fascista. É claro que o Brasil não estava satisfeito com apenas 23 ministérios. 37 são muito mais representativos do que o número anterior. E a conta? Para que existem os impostos, não é mesmo?

Vamos a mais grandes realizações desses 100 dias de muito amor pelo Brasil. O Brasil voltou!

Secretarias sem nenhuma serventia ao povo, como Secretaria de Desburocratização (que tinha por objetivo facilitar os serviços públicos prestados, diminuindo a burocracia), a Secretaria de Desestatização, Desenvolvimento e Mercados (que objetivava preparar estatais para a privatização) e a Secretaria de Alfabetização, foram extintas [2].

Pensando no meio ambiente e na saúde da população brasileira, o pai do amor retirou a desoneração de impostos federais sobre os combustíveis [3], fazendo com que os preços nas bombas disparassem após a medida. Subindo os preços, as pessoas colocarão menos combustíveis, o que reduzirá, consequentemente, a poluição ao meio ambiente. Evitando utilizar os automóveis por causa dos preços elevados, o povo buscará outros meios, principalmente os saudáveis, como ir a pé ou de bicicleta para o trabalho. Fora que a classe média – aquela que não é amada pela grande filósofa Marilena Chauí – é a maior atingida. Bem feito!

Por falar em meio ambiente, os índices indicam recordes de desmatamento na Amazônia e no cerrado [4]. Obviamente que isso é fruto ainda do desgoverno do nazista que antecedeu Lula. Afinal, a brilhante Marina Silva está à frente da pasta. Quem melhor do que ela para tal condução do meio ambiente brasileiro?

Quanto à economia, o governo vem dando um espetáculo de atuação. Foi proposta uma moeda única com uma das mais significativas economias das Américas: a Argentina [5]. Sobre parcerias, como o Brasil tem muito dinheiro em caixa, por que não ajudar novamente alguns países vizinhos, principalmente de ideologias parecidas com a do atual governo? Vem aí a ajuda do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a países vizinhos [6].

Claro, na questão fiscal, o atual governo é hábil para buscar formas de arrecadar ainda mais. Afinal, o déficit nas contas públicas, sendo o pior para fevereiro desde 1997[7], deve ser sanado Serviços de aplicativo como o Uber, por exemplo, devem ser regulados para que os trabalhadores deles tenham direitos resguardados, e o governo já pensou em tal medida [8]. Afinal, os empresários não trabalham, só exploram os trabalhadores, como insinuou acertadamente o mandatário da República [9].

Como o governo precisa arrecadar para manter a eficiência de seus serviços, por que não taxar os produtos de sites de produtos importados como a Shein e a Shopee [10]? Essa ideia é fantástica! E vem aí ainda a reforma tributária proposta pelo governo, com aumento de impostos, é claro [11]. Se tais medidas podem fazer aumentar o desemprego no país, é um detalhe, como o crescimento dele nos últimos meses [12].

Preparem-se para mais realizações fenomenais na área da economia… O governo tem batido de frente com presidente do Banco Central [13] – que fora indicado por aquele ser inominável que antecedeu o pai dos pobres. É que a política de juros mantidas pelo Bacen é uma afronta ao brasileiro. Tem de controlar na canetada os juros, como fez a Turquia [14]. Esse papo de juros alto para conter inflação é coisa de livros de economias obsoletos, como ensinou o mestre Lula [15]. Demonstrando amor aos aposentados, o governo reduziu na marra os juros sobre empréstimos consignados, mas os bancos malvados reagiram e encerraram as operações [16] E é por isso que o governo lançou um arcabouço fiscal baseado no aumento de gastos de acordo com o aumento da arrecadação [17].

Na saúde, o governo também vem demonstrando seu amor ao brasileiro. Seguem algumas ações dele. O retorno do programa Mais Médicos, com sinalização de contratação de médicos cubanos e financiamento do governo daquele país [18]. O Brasil anunciou a retirada de sua assinatura do Consenso de Genebra, que agrupa os países contrários ao aborto [19]. Nesse sentido, Ministério da Saúde revogou portaria que previa aviso à polícia em casos de aborto após violência sexual [20], o que, na prática, facilita o acesso ao aborto no serviço do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ah, o governo tem capítulos à parte nesses 100 dias. Imaginem vocês que a oposição acusou a ministra do Turismo de envolvimento com milicianos, só por causa de fotos com alguns deles [21]. E o presidente não pode nem mais comprar alguns móveis com dispensa de licitação, afinal, era algo muito urgente [22]. Mantendo a coerência, o presidente Lula levantou sigilos sobre visitas ao Palácio do Planalto, sobre seus gastos e sobre as imagens dos vândalos do dia 8 de janeiro [23]

Até o pobre do ministro das Comunicações foi foco da destinação de R$ 5 milhões do orçamento secreto para levar asfalto até propriedades de sua família em Vitorino Freire (MA), incluindo uma fazenda da qual é dono [24]. O mesmo ministro utilizou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir a um leilão de cavalos [25]. Ué, não se pode mais nem aproveitar as benesses do governo do qual se faz parte?

Mas o que seria de nossa democracia sem a volta do amor ao Brasil? As relações com Cuba e Venezuela – dois grandes exemplos de democracia americana – foram retomadas [26]. Claro que, em solidariedade ao democrático presidente Daniel Ortega, o Brasil se recusou a assinar uma declaração fascista contra os supostos crimes do presidente da Nicarágua [27]. No mesmo sentido, o Brasil se recusou a condenar a Rússia por invadir a Ucrânia [28]. Também não podemos esquecer da assinatura de um pelo governo brasileiro com a imprensa estatal da China, outro grande expoente da democracia mundial [29].

Ainda sobre essa democracia sólida que é a brasileira, preocupado com sua segurança, o governo criou um grupo buscando combater as fake news e o discurso de ódio nas mídia sociais [30]. Também pensando na proteção das pessoas e da democracia, o governo já tem propostas para regulamentação das mídias sociais [31]. As pessoas precisam da proteção de um governo comprometido com a democracia como que temos agora. Ainda bem!

E para não dizer que não falei das flores, como diria Vandré, a cultura brasileira voltou a sorrir com a vitória do amor. Começando pela inclusão, afinal, faz-se urgente o uso da linguagem neutra, como a já adotada em discursos oficiais pelo governo [32]. Todes se sentem muito bem representades pelo governo atual. E o que dizer dos artistas famosos, que voltaram a ser financiados pela Lei Rouanet? [33] Finalmente, eles foram reconhecidos.

E aí, será que esqueci algum fato desses 100 dias maravilhosos de muito amor? Deixe nos comentários. Ainda bem que vencemos o negacionismo, o obscurantismo e o fascismo. Ainda bem que o amor venceu! Se pensa diferente, só lamento.

Links consultados:

[1] Lula dá posse a 37 ministros, 14 a mais do que Bolsonaro. Disponível em:  https://www.poder360.com.br/governo/lula-da-posse-a-37-ministros-14-a-mais-do-que-bolsonaro/

[2] Ministro da Educação extingue secretaria da alfabetização, mas diz que tema é “prioridade”. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/ministro-da-educacao-lula-extingue-secretaria-alfabetizacao/

[3] Governo anuncia volta da cobrança de impostos federais sobre combustíveis; gasolina terá alíquota maior. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/02/27/governo-anuncia-volta-da-cobranca-de-impostos-federais-sobre-combustiveis-com-tributacao-maior-sobre-a-gasolina.ghtml
[4] Desmatamento no primeiro trimestre de 2023 bate recorde no Cerrado, segundo dados do Inpe. Disponível em: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/405240/desmatamento-no-primeiro-trimestre-de-2023-bate-re.htm

[5] O que é a moeda comum que Brasil e Argentina negociam e por que isso não seria o fim do real. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64375705

[6] BNDES voltará a financiar projetos em países vizinhos, diz Lula. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-01/bndes-voltara-financiar-projetos-em-paises-vizinhos-diz-lula

[7] Governo tem o pior deficit para fevereiro em 26 anos. Disponível em:

Governo tem o pior deficit para fevereiro em 26 anos

 

[8] Regulações trabalhistas em aplicativos de transporte e entregas. Disponível em: https://exame.com/colunistas/instituto-millenium/regulacoes-trabalhistas-em-aplicativos-de-transporte-e-entregas/

 

[9] Empresário fica rico porque os trabalhadores trabalham, não ele, diz Lula. Disponível em:

Empresário fica rico porque os trabalhadores trabalham, não ele, diz Lula

 

[10] Haddad quer taxar compras da Shein e Shopee: veja até quanto pode pesar no seu bolso. Disponível em: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-acao/haddad-quer-taxar-compras-da-shein-e-shopee-veja-ate-quanto-pode-pesar-no-seu-bolso,ac27efbe7884ddd96336d978d397f01fq0so0g1u.html

 

[11] Reforma tributária: setores da economia reclamam de aumento de impostos; propostas trazem ‘válvula de escape’. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/03/21/reforma-tributaria-setores-da-economia-reclamam-de-aumento-de-impostos-propostas-trazem-valvula-de-escape.ghtml

 

[12] Taxa de desemprego volta a crescer depois de seis trimestres. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/taxa-de-desemprego-volta-a-crescer-depois-de-seis-trimestres/

 

[13] Lula critica juro de 13,75% e fala em seguir “batendo” no BC. Disponível em: https://www.poder360.com.br/governo/lula-critica-juro-de-1375-e-fala-em-seguir-batendo-no-bc/

 

[14] Banco da Turquia reduz taxa de juros em 50 pontos-base, para 8,50%. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/economia/banco-da-turquia-reduz-taxa-de-juros-em-50-pontos-base-para-850/

 

[15] Lula diz que “livros de economia estão superados” ao criticar teto de gastos. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/lula-diz-que-livros-de-economia-estao-superados-ao-criticar-teto-de-gastos/#:~:text=A%20seguir-,Lula%20diz%20que%20%E2%80%9Clivros%20de%20economia%20est%C3%A3o%20superados,ao%20criticar%20teto%20de%20gastos&text=O%20presidente%20Luiz%20In%C3%A1cio%20Lula,para%20diminuir%20a%20desigualdade%20social.

 

[16] Governo reduz juros do empréstimo consignado do INSS para 1,7%. Disponível em:

Governo reduz juros do empréstimo consignado do INSS para 1,7%

 

[17] Entenda o que é o arcabouço fiscal, ponto a ponto. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/03/30/o-que-e-o-arcabouco-fiscal.ghtml

 

[18] Entidades médicas criticam volta do Mais Médicos. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2023/03/entidades-medicas-criticam-volta-do-mais-medicos.shtml

 

[19] Governo Lula retira Brasil do Consenso de Genebra, aliança contra o aborto. Disponível em: https://www.otempo.com.br/politica/governo/governo-lula-retira-brasil-do-consenso-de-genebra-alianca-contra-o-aborto-1.2799187

 

[20] Ministério da Saúde revoga portaria que previa aviso à polícia em casos de aborto após violência sexual. Disponível em: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/397836/ministerio-da-saude-revoga-portaria-que-previa-avi.htm

 

[21] Há um, dois, três, quatro, cinco milicianos enroscados na ministra de Lula. Disponível em:  https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2023/01/07/ha-um-dois-tres-quatro-cinco-milicianos-enroscados-na-ministra-de-lula.htm

 

[22] Presidência compra 11 móveis com dispensa de licitação por R$ 379 mil. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/politica-brasil/presidencia-compra-11-moveis-com-dispensa-de-licitacao-por-r-379-mil

 

[23] Apesar de criticar Bolsonaro, Lula mantém nível de sigilo em informações do governo. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasilia/apesar-de-criticar-bolsonaro-lula-mantem-nivel-de-sigilo-em-informacoes-do-governo-31012023

 

[23] Governo Lula coloca sob sigilo íntegra das imagens dos ataques golpistas no Planalto. Disponível em: https://www.estadao.com.br/politica/governo-lula-sigilo-imagens-ataques-golpistas-planalto-gsi/

 

[24] Ministro de Lula fez uso do orçamento secreto para asfaltar acesso à sua fazenda, diz jornal. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/ministro-de-lula-fez-uso-do-orcamento-secreto-para-asfaltar-acesso-a-sua-fazenda-diz-jornal,861a212b66374fc697e2c85c086d0cde9m0ks7mo.html#:~:text=Juscelino%20Filho%2C%20ministro%20das%20Comunica%C3%A7%C3%B5es%20do%20presidente%20Luiz%20In%C3%A1cio%20Lula,jornal%20O%20Estado%20de%20S.

 

[25] Ministro usou voo da FAB para ir a a leilão de cavalos, diz jornal. Disponível em:  https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/02/27/ministro-comunicacoes-fab-diaria-cavalos.htm?cmpid=copiaecola

 

[26] Brasil normaliza relação com Venezuela, Cuba e retoma a participação nos Diálogos de Paz na Colômbia. Disponível em: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/obrasilvoltou/respeito-e-dialogo/brasil-normaliza-relacao-com-venezuela-cuba-e-retoma-a-participacao-nos-dialogos-de-paz-na-colombia

 

[27] Na ONU, governo Lula não assina declaração que condena ditadura de Daniel Ortega. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/onu-governo-lula-nao-assina-declaracao-que-condena-ditadura-daniel-ortega-nicaragua/

 

[28] Brasil não assina declaração da Cúpula pela Democracia que condena a Rússia. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/brasil-nao-assina-declaracao-da-cupula-pela-democracia-que-condena-a-russia/

 

[29] Governo Lula assina acordo com imprensa estatal da China. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/04/10/governo-lula-assina-acordo-com-imprensa-estatal-da-china.htm

 

[30] Órgãos do governo vão criar grupo de combater a fake news. Disponível em: https://exame.com/brasil/orgaos-do-governo-vao-criar-grupo-de-combater-a-fake-news/

 

[31] Proposta do governo Lula para regular redes limita extensão da imunidade parlamentar e prevê código de conduta contra desinformação. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2023/03/proposta-do-governo-para-regular-redes-limita-extensao-da-imunidade-parlamentar-e-preve-codigo-de-conduta-contra-desinformacao.ghtml

 

[32] Governo Lula adota pronome neutro ‘todes’ em eventos; ministra tem projeto contra linguagem neutra. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/governo-lula-adota-pronome-neutro-todes-em-eventos-ministra-tem-projeto-contra-linguagem-neutra/

 

[33] Os artistas contemplados com R$ 1 bilhão da Rouanet. Disponível em: https://revistaoeste.com/no-ponto/os-artistas-contemplados-com-r-1-bilhao-da-rouanet/

José Valdemir Alves

José Valdemir Alves

TREZE ALERTAS

(Por: José Valdemir Alves) O presente texto é para você, eleitor(a) que não gosta de Lula e de Bolsonaro, que