TREZE ALERTAS

(Por: José Valdemir Alves)

O presente texto é para você, eleitor(a) que não gosta de Lula e de Bolsonaro, que não gosta só de Bolsonaro, que anulou seu voto no primeiro turno ou que está indeciso(a) quanto a quem votar no segundo turno, já que é um ou outro. O texto não é para você, que já decidiu seu voto em Lula. Ou até seria, se você quisesse ao menos os alertas aqui levantados. Vamos lá?

Os alertas que faço a seguir referem-se ao perigo real do retorno de alguém que esteve no poder durante oito anos, diretamente, e, pelo menos, mais seis, por meio de sua pupila política. Vamos a eles…

1º) A MENTIRA É SUA MARCA

Há um farto material em vídeos pode ser encontrado no Youtube com falas do chefe-máximo do Partido dos Trabalhadores, em que ele admite mentir para basear seus discursos [1]. Fosse somente isso, mas ele é recorrente nessa prática [2]. Isso é um perigo, pois, se temos alguém que mente agora, o que nos garante que vá cumprir alguma promessa em um possível governo?

Aliás, já que estamos falando de mentiras e a expressão “fake news” (“notícias falsas”, em tradução livre), é interessante falar sobre o atual momento de uma eleição marcada por fake news veiculadas por ambas as campanhas, mas que só tem um dos lados sendo ferrenhamente punido. Adivinhou que não é o lado do mentiroso, né? Basta “dar um Google” e ver a quantidade de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) punindo apoiadores do atual presidente: jornalistas, canais de televisão e rádio, revistas, jornais, influenciadores, entre tantos, famosos e comuns, sendo censurados por publicarem notícias que o TSE reputa agora por “fake news” ou, no mínimo, por “desordem informacional”!

2º) SEUS GOVERNOS FORAM MARCADOS POR ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO

Desde a chegada do líder supremo do petismo, em janeiro de 2003, pipocaram casos de escândalos de corrupção em seu governo. Para citar alguns [3]: roubalheira nos Correios, malas de dinheiro no escândalo do Mensalão, Petrolão e bilhões de reais desviados da Petrobras, lista de propinas da Odebrecht, prisão do líder do governo no Senado e revelações dos planos contra a Lava Jato e as pedaladas fiscais que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff.

Só a famosa operação Lava Jato, que investigou os desvios na Petrobras, movimentou mais de oito trilhões de reais! [4] Era dinheiro que deveria ser revertido em benefícios aos pagadores de impostos no Brasil, mas foram surrupiados – sendo somente parte recuperada até agora. Quantos leitos de hospitais não deixaram de ser adquiridos? Quantas vagas escolares não foram suplantadas? Quantas ruas deixaram de ser asfaltadas?

E não é demais lembrar que as manifestações que começaram em junho de 2013, inicialmente contra aumentos nas passagens de coletivos, passaram à pauta de combate à corrupção e mudaram completamente a mentalidade política da nação, no que foi chamado de “despertar do gigante” – em alusão ao trecho do hino nacional: “[…] gigante pela própria natureza […]”.

3º) A CÚPULA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES JÁ FOI PRESA

Uma das pessoas mais influentes no PT é José Dirceu, conhecido militante do comunismo, tendo ido treinar técnicas de guerrilhas em Cuba, na década de 1970. Apontado na Ação Penal 470 – conhecido como Mensalão –, Dirceu foi condenado por corrupção passiva e tráfico de influência [5]. Não somente Dirceu, mas outras figuras que compunham a cúpula petista na Era Lula também foram presas por crimes de corrupção [6]: José Genoíno, ex-presidente do PT, e Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido. Pergunte se Lula se afastou dessas figuras…

4º) PROMESSAS ILUSÓRIAS

O ex-presidente, que ora tenta seu retorno ao Executivo nacional, tem como esporte favorito apontar o dedo para o atual governo no que chama de incompetência administrativa, já que a inflação e o desemprego vivenciados atualmente seriam culpa do atual mandatário. Contudo, alguém mais bem informado sabe que houve dois fatores que concorreram para os aumentos absurdos dos preços e no número de desempregados.

O primeiro fator foi a pandemia de coronavírus que atingiu o mundo inteiro a partir de janeiro de 2020. Em virtude dos lockdowns impostos para tentar conter o avanço do vírus, a cadeia de produção foi interrompida, gerando desemprego e inflação. O fenômeno foi observado no mundo todo, não apenas aqui no Brasil. O segundo motivo foi a guerra entre Rússia e Ucrânia, dois países exportadores de produtos essenciais como petróleo e fertilizantes, por exemplo. Isso atingiu sobretudo os países europeus, grandes dependentes do gás natural russo.

Lula promete que, se voltar ao poder, vai promover o pleno emprego e a queda na inflação. Mas ele omite que isso já vem acontecendo com esse governo, que, diferente de seu período no poder, enfrentou as duas calamidades com efeitos mundiais e tem produzido excelentes resultados, como deflação – algo não visto havia décadas – e geração de emprego [7]. Além disso, o ex-presidente não conta que as reservas de exportações e o dólar fraco mundialmente favoreceram e muito a economia brasileira no seu segundo mandato [8]. Logo, as promessas lulistas não passam disso: promessas.

5º) ALIANÇAS E LOTEAMENTO DE CARGOS

Foi Lula que instaurou o chamado “presidencialismo de coalização”, que, em resumo, seria a governança feita pelo presidente da República com o apoio do Congresso (Câmara e Senado). Para isso, foi implementado, no primeiro mandato, o esquema do Mensalão – já referenciado acima –, que consistiu na compra de apoio parlamentar por meio do pagamento de milhares de reais mensalmente (daí o nome do esquema).

Mas não somente isso, a Era Petista foi marcada pelo loteamento de cargos em empresas públicas, estatais, ministérios e secretarias para obtenção de apoio da maioria dos partidos. Os caciques partidários negociavam nomeações nesses entes em troca do desejado apoio político ao chefe do Executivo nacional. Muitas dessas nomeações – imensa maioria – era sem nenhum critério técnico, senão político. Resultado: além dos escândalos de corrupção em vários entes públicos, houve déficit de bilhões de reais em empresas públicas e estatais – também já referenciado. Essas estatais só tiveram recuperação nos últimos três anos e meio [9].

Você viu quem está apoiando Lula, agora? Outrora ferrenhos críticos ao petista, agora se uniram por uma suposta defesa da democracia: Geraldo Alckmin, Marina Silva, Cristovam Buarque, Ciro Gomes, Simone Tebet et caterva. Será mesmo pela democracia? Dona Simone já sinalizou querer o ministério da Educação, em um possível governo Lula [10]. Tudo pela democracia!

6º) DEFESA DE REGIMES DITATORIAIS E TIRÂNICOS

Já que falamos em democracia, a palavra mais falada pela esquerda que luta pela implantação de regimes totalitários onde quer que esteja, abordemos o apoio incondicional de Lula e seu partido a regimes ditatoriais e tirânicos, principalmente na América Latina.

Começamos por Cuba, ilha há mais de 60 anos sob domínio comunista, que só tem experimentado miséria e falta de liberdade. Lula não faz duras críticas no país que tem apenas um partido político (o Partido Comunista de Cuba – PCC) e tolhe qualquer crítica de quem ouse se opor ao regime ditatorial. Mas a lista prossegue com a Venezuela, que está em estado avançado no socialismo caminhando para o comunismo. Outros países também já começaram a caminhar nesse caminho sombrio: a Argentina, o Chile, a Colômbia, Honduras, Nicarágua…

E por falar na Nicarágua, não há nenhuma reprimenda por parte de Lula ao ditador Daniel Ortega, que segue perseguindo seus opositores, vários deles religiosos [11]. Mas a democracia é tudo, não é mesmo?

7º) CONDENAÇÕES ANULADAS, INOCENTADO, NÃO

Lula se adora repetir como mantra que foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Isso não aconteceu. Para quem não conhece as terminologias jurídicas, vou resumir de modo bem simples. O STF reconheceu o pedido da defesa do ex-presidiário – sim, ele esteve preso, logo… – e anulou as condenações, alegando que não era a vara de Curitiba que deveria julgá-lo, mas as de Brasília e São Paulo [12].

Acontece que os processos por crimes como corrupção ativa e passiva voltaram ao estágio inicial, recomeçaram, com um prazo para prescrição (extinção) da punibilidade bem pequeno, dada a avançada idade do petista. E nunca é demais lembrar: ele foi condenado em primeira instância, foi condenado por unanimidade em segunda instância (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e também por unanimidade em terceira instância (Superior Tribunal de Justiça).

8º) AMEAÇA ÀS LIBERDADES

Em 2018, alardeou-se bastante que, caso Bolsonaro ascendesse ao poder, ele instalaria uma ditadura militar no país. Não foi o que se viu. Pelo contrário, diversos apoiadores seus foram perseguidos e até presos em processos inconstitucionais, segundo juristas renomados como Ives Gandra Martins. Não houve uma prisão sequer de quem chamou o presidente de nazista, ditador, genocida…

Por outro lado, o TSE tem proibido o tratamento de “ladrão” e “ex-presidiário” a Lula. E não é de hoje que este vem prometendo “regulamentar” os meios de comunicação, “regular” as redes sociais e “reeducar” as pessoas para usarem bem suas liberdades [13]. Isso não é uma ameaça? Lembra de quem é ele é amigo? Mas estamos falando da alma democrática mais honesta da face da Terra, não é, Simone?

9º) DEFESA DE PAÍSES CALOTEIROS

Durante a Era Petista, vários países receberam aportes bilionários para execução de obras de infraestrutura via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre eles: Cuba, Venezuela, Honduras, Nicarágua e até Angola. Todos esses países estavam/estão sob domínio esquerdista, sendo esse o principal critério para os “empréstimos”. O calote tem sido um prejuízo de bilhões de reais aos cofres públicos. E Lula defende esses países caloteiros [14].

10º) CRÍTICA A POLICIAIS QUE PRENDEM LADRÕES

Uma das marcas da esquerda é a defesa de criminosos, tidos como “vítimas da sociedade” e o ex-presidiário não destoa dessa cantilena. Em seus discursos, ele criticou a ação policial na punição de jovens por terem roubado celulares. Uma das pautas do próprio PT, em 2018, foi o desencarceramento em massa para “pequenos crimes” e agora é novamente defendido por Lula [15].

11º) ATAQUE AO AGRONEGÓCIO

O agronegócio é o carro-chefe da economia brasileira. Isso ninguém duvida. Mas, dado o massivo apoio nesse meio ao atual presidente, Lula já os tachou de fascistas e já prometeu dar protagonismo ao principal inimigo do agro: o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MTST) [16], que é caracterizado por invasões, não apenas de terras improdutivas, mas também de grandes propriedades produtivas.

12º) DESCOMPROMISSO FISCAL

Um dos maiores avanços que permitiram o reequilíbrio fiscal brasileiro nos últimos anos foi a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apelidada de PEC do Teto de Gastos, que estabelece um aumento nos gastos do ano seguinte baseado na inflação do ano anterior. Lula já garantiu que, se vencer, vai revogar essa PEC [17] para possibilitar maior endividamento, que, na sua visão, seria investimento do governo.

13º) DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO

Em um país que beira os 90% de cristãos e uma imensa maioria de conservadores, temas como legalização do aborto podem ser decisivos para direcionamento de voto ou não. A despeito de se dizer contra a prática, nos últimos dias, o petista já declarou que o aborto deveria ser tratado como uma questão de saúde pública, indo na contramão do que acredita grande parcela da população [18]. Não se engane, Lula e seu partido não têm compromisso algum com os cristãos nesse quesito. E nem adianta cartinha para tentar nos ludibriar.

Enfim, estão aí apenas 13 alertas que deveriam ser mais do que suficientes para não votar nesse homem, que não tem mais nada a oferecer, senão um plano de governo mofado e que pode significar um retrocesso imenso econômico, social e político, principalmente no que diz respeito às liberdades.

_________________

Links consultados:

[1] Mentiras sobre “30 milhões de crianças de rua”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lPMK1BSms7I

[2] Lula mente (demais!) sobre a fome no Brasil – Boletim Caio Coppolla n.084. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VXnQ-KXRyzc

[3] Corrupção: Relembre os principais escândalos nos governos de Lula e Dilma. Disponível em: https://odebateon.com.br/corrupcao-relembre-os-principais-escandalos-nos-governos-de-lula-e-dilma/

[4] Valor movimentado na Lava Jato soma R$ 8 trilhões. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/politica/expresso/noticia/2017/01/valor-movimentado-na-lava-jato-soma-r-8-trilhoes.html

[5] Apontado como mentor do mensalão, Dirceu é condenado pelo STF. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/10/apontado-como-mentor-do-mensalao-dirceu-e-condenado-pelo-stf.html

[6] Cúpula do PT e mais sete são condenados por formação de quadrilha. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2012/10/22/cupula-do-pt-e-mais-sete-sao-condenados-por-formacao-de-quadrilha.htm?cmpid=copiaecola

[7] Visão do Correio: A economia e a percepção de melhora. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2022/10/5042044-visao-do-correio-a-economia-e-a-percepcao-de-melhora.html

[8] O que realmente permitiu o grande crescimento econômico brasileiro da década de 2000. Disponível em: https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2190

[9] Do prejuízo ao lucro: a reviravolta nas contas das empresas estatais. Disponível em: https://revistaoeste.com/economia/do-prejuizo-ao-lucro-a-reviravolta-nas-contas-das-empresas-estatais/

[10] PT quer Simone Tebet na Agricultura, mas senadora prefere Ministério da Educação. Disponível em: https://exame.com/brasil/pt-quer-simone-tebet-na-agricultura-mas-senadora-prefere-ministerio-da-educacao/

[11] Nicarágua: as ações do governo Ortega contra Igreja Católica no país. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62668700

[12] “Que prevaleça a verdade”, diz Marco Aurélio sobre fala cortada em propaganda. Disponível em: https://www.poder360.com.br/justica/que-a-verdade-prevaleca-diz-marco-aurelio-sobre-fala-cortada-em-propaganda/

[13] “Vamos ter que regulamentar as redes sociais”, diz Lula na Europa. Disponível em:

“Vamos ter que regulamentar as redes sociais”, diz Lula na Europa

 

[14] Lula defende empréstimos a países que deram calote de R$ 5,2 bi no Brasil. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/lula-defende-emprestimos-a-paises-que-deram-calote-de-r-52-bi-no-brasil/

[15] A ‘política de desencarceramento’ defendida por Lula. Disponível em: https://revistaoeste.com/politica/a-politica-de-desencarceramento-defendida-por-lula/

[16] MTST será “sujeito da história” em eventual governo, diz Lula. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/mtst-sera-sujeito-da-historia-em-eventual-governo-diz-lula/

[17] Lula volta a dizer que acabará com teto de gastos caso eleito. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/lula-volta-a-dizer-que-acabara-com-teto-de-gastos-caso-eleito/

[18] Lula se diz contra, mas documento oficial do PT defende descriminalização do aborto. Disponível em: https://noticias.r7.com/eleicoes-2022/lula-se-diz-contra-mas-documento-oficial-do-pt-defende-descriminalizacao-do-aborto-07102022

José Valdemir Alves

José Valdemir Alves

TREZE ALERTAS

(Por: José Valdemir Alves) O presente texto é para você, eleitor(a) que não gosta de Lula e de Bolsonaro, que